Lidar com o stress (?)

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 Lidar com o stress (?)


Hábitos frequentes para lidar com o stress


Frequentemente as pessoas desenvolvem hábitos de compensação para poderem suportar o stress. 

Esses hábitos não são estratégias de alteração do stress, porque não o alteram nas suas raízes, sendo apenas tácticas que o mascaram ou aliviam por algum tempo, criando a ilusão de alterar o estado de coisas.

Exemplos dessas hábitos de compensação do stress:


1 - Uso de estimulantes, como chá, café, alcool, chocolate, açucar ou drogas de qualquer tipo para permitir continuar a resistir ou para aliviar a pressão do stress.

2 - Adição ao açucar, ao café ou ao estímulo de cumprimento de metas para se sentir reallizado.

3 - Assistir a TV, divertir-se com jogos, ou navegar na Internet, como um meio de se evadir do stress.

4 - Mudança de comportamentos para excessivo hábito de comprar, de sexo, de bebida em grupo, de polémicas gratuitas, apenas para saborear as experiências.

5 - Prática de muito exercício, muitas vezes po semana, mais de uma hora por dia, ou mais do que cinco dias por semana, sem ter periodos suficientes de descanso.

6 - Afundar-se periódicamente em crises de isolamento, por vezes em fins de semana completos.

7 - Alternar ciclos de comer com exagero com outros de dieta restrita.

8 - Sentir-se adicto a comportamentos ou substãncias, mais do que antes.

9 - Sentir uma atracção compulsiva por certas coisas, como, por exemplo, limpezas,  organização, uso do IPhone ou de redes sociais, ou sentir uma excessiva necessidade de controlar os resultados de acções concretas.

10 - Ter oscilações sensíveis de apetite.
 
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