» 3.8 Água e vitalidade » Análise da água


 Análise da água


O que é importante analisar sobre as características de uma àgua?


Uma análise básica da àgua deve compreender:

1- Análise do seu PH e do seu ORP (potencial de óxido-redução)

PH - O PH expressa o grau de acidez ou de alcalinidade da àgua, numa escala logarítmica, em que 7 é neutral. Os valores inferiores são mais ácidos e os valores superiores são mais alcalinos.

O PH é igual ao logaritmo de base 10 da variável C (que representa a concentração de iões de hidrogénio em moles por litro). Mole por litro é a relação calculada dividindo a quantidade de matéria ou substância (mol), pelo volume de uma solução.

ORP - O ORP (potencial de óxido-redução) é um termo usado em tratamento de àgua e na indústria da alimentação. Em termos práticos, para uma água, o valor de ORP indica a sua maior ou menor "limpeza" e a sua maior ou menor capacidade de "neutralizar" contaminantes. 
O seu intervalo de medição vai de -2000 a +2000, sendo as unidades em mV (milivolts).
 
Os medidores de ORP medem a concentração em oxigénio. Quanto mais contaminantes houver na àgua, menos oxigénio dissolvido existirá, porque a matéria orgânica consome oxigénio, baixando assim o seu teor. Quanto maior fôr o ORP, maior capacidade terá a àgua de destruir contaminantes.
  

O que é importante analizar sobre o nível de contaminantes na água?


A análise básica do nível de contaminantes na água, compreende nitratos, agentes de desinfecção e microorganismos.

Esta análise que pode ser realizada com kits de análise específicos, proporcionando a informação essencial sobre a potabilidade da àgua, tendo em conta os eventuais níveis de contaminação pelos agentes mais frequentes.


Na nossa "Loja de Venda Directa" apresentamos as soluções escolhidas:
 
 
Imprimir   
topo topo
Geohabitat (c) 2009