» 3.9 Vida na Natureza » Para uma nova sensibilidade ecológica


 Para uma nova sensibilidade ecológica


Que práticas devem ser estimuladas para desenvolver uma nova sensibilidade ecológica?


As cinco práticas  que devem ser estimuladas, de acordo com a Iniciativa Ecoliteracy, que subscrevemos, são as seguintes:

1 - Desenvolver empatia por todas as formas de vida


Significa desenvolver o respeito por todas as formas de vida, alterando a perspectiva do ser humano como ser dominante, para uma posição de reconhecimento do ser humano como parte igual entre os outros seres.

2 - Assumir a sustentabilidade como uma prática comunitária


A qualidade da rede de relações interdependentes dentro de uma comunidade deve ter em consideração a necessidade da cooperação para que as práticas de vida respeitem a natureza, como base essencial de suporte à vida.

3 - Tornar visível o invisível


É fundamental desenvolver uma percepção sobre a variedade de efeitos da actividade humana sobre os outros seres vivos.

O impacto do comportamento humano cresceu exponencialmente nos últimos tempos, no tempo, no espaço, e em magnitude, tornando difícil avaliar todos os possíveis efeitos de cada causa. Não obstante a atitude de desenvolvimento da percepção deve ser estimulada.

4 - Antecipação de consequências não intencionais


Este exercício tem dois aspectos:

a) um relacionado com a conveniência de adoptar o "Princípio de precaução"  em todos os contextos de imprevisibilidade de consequências do impacto da actividade humana no ambiente.

b) outro que tem a ver com o desenvolvimento da capacidade de resiliência, para que se possa desenvolver a capacidade de as comunidades naturais e sociais recuperarem de situações imprevistas e não intencionais.

5 - Compreensão de como a vida é suportada pela natureza


É essencial desenvolver uma sociedade que respeite as futuras gerações de seres vivos e outras formas de vida.

A natureza suportou como sucesso o desenvolvimento da vida durante bilhões de anos. Portanto, é essencial examinar os processos de desenvolvimento na Terra, para aprender estratégias que possam servir para orientar as iniciativas humanas.

 



Imprimir   
topo topo
Geohabitat (c) 2009