O corpo e o movimento
Porque razão a cadeira pode ser um dos objectos mais perigosos da nossa vida?
A posição de sentado, mantida durante largos periodos de tempo tem sido referida em estudos científicos como um dos principais factores de risco de doenças degenerativas e de redução da esperança de vida.
Mesmo quando se compensa o tempo passado numa cadeira com algum exercício físico, nem sempre isso é suficiente para reduzir significativamente os factores de risco dos periodos de imobilidade.
Acresce o risco de perturbações quando esse tempo de imobilização sentado é num ambiente de campos electromagnéticos de proximidade, como frequentemente acontece na maior parte dos locais de trabalho ou de estudo.
As patologias cardiovasculares, a diabetes tipo 2 e muitas das degenerações que podem conduzir ao cancro, são causadas, entre outros factores, pela falta de movimento do corpo e dos seus fluidos.
Como se podem reduzir os riscos associados aos periodos de tempo na posição de sentado?
A estratégia básica é não ficar sentado por mais de uma hora seguida.
É conveniente alternar os periodos de sentado com outras ocupações de pé e em movimento, aproveitando para realizar tarefas necessárias e diferentes.
Também é importante alternar os periodos na posição de sentado com exercícios de estiramento, alguns dos quais podem ser feitos mesmo estando na posição de sentado, o que ajuda a minimizar os inconvenientes desta posição.